logo Dra. Ana Ximena Zunino
Pesquisar
Close this search box.

Nosso Blog

Fique por dentro!

7 dúvidas mais comuns sobre o Laser Vaginal

O procedimento Laser Vaginal, vem ganhando destaque nos últimos anos, e em razão dos seus inúmeros benefícios, naturalmente vem suscitando uma série de perguntas por parte das nossas pacientes.

Por esse motivo, e entendendo a importância e relevância do tema, selecionamos as sete principais dúvidas e trouxemos as respostas aqui para vocês.

Espero que gostem, boa leitura!

Muitas mulheres, após o parto, a idade avançada ou as mudanças hormonais acabam sofrendo bastante com as mudanças na vagina.

Com menos elasticidade e diminuição da lubrificação, infelizmente as sensações sexuais tornam-se menos prazerosas.

Felizmente, hoje em dia, com o avanço da medicina, a mulher moderna pode sim viver uma vida intensa, inclusive sexual, por quantos anos achar apropriado.

E é justamente nesse ponto que entra o procedimento chamado laser vaginal.

Essa técnica moderna e menos invasiva usa a energia do laser, para estimular a produção de colágeno e melhorar a saúde e a estética da região íntima feminina.

Ele pode ser usado para tratar problemas como ressecamento, flacidez, incontinência urinária leve e clareamento da pele.

Dito isto, vejamos abaixo, as sete principais dúvidas que selecionamos:

1) Como funciona o procedimento?

O procedimento consiste em introduzir uma ponteira semelhante a um aparelho de ultrassom transvaginal na vagina, que libera ondas de calor que provocam micro lesões no tecido, estimulando a produção de colágeno, elastina e vascularização. O laser também pode ser aplicado na parte externa da vulva, para melhorar a textura, a coloração e a flacidez dos lábios.

2) Quem pode fazer o laser vaginal?

O laser vaginal pode ser feito por mulheres de qualquer idade, desde que não tenham contraindicações, como gravidez, infecções ativas, câncer genital ou outras doenças que impeçam o procedimento. Geralmente, é indicado para mulheres que apresentam flacidez vaginal, ressecamento, coceira, ardência ou incontinência urinária leve. Também pode ser utilizado para clareamento da região íntima.

3) O laser vaginal é doloroso e requer repouso?

Não, o laser vaginal é um procedimento indolor, que pode causar apenas um leve incômodo durante a aplicação. Ele não requer repouso ou afastamento das atividades normais, apenas alguns dias sem relação sexual para permitir a cicatrização dos tecidos tratados. A maioria das mulheres consegue retornar às suas rotinas logo após a sessão.

4) O laser vaginal devolve a sensação de virgindade?

Não, o laser vaginal não tem esse efeito. Ele apenas aumenta a firmeza e o estreitamento do canal vaginal, o que melhora o atrito e pode aumentar o prazer durante a relação sexual tanto da mulher quanto do parceiro. Porém, não revertendo as características de uma mulher que já teve experiências sexuais.

5) Como é a recuperação?

A recuperação de quem faz o procedimento de laser vaginal é rápida e sem necessidade de repouso, mas é recomendado seguir algumas orientações, como:

  • Evitar relação sexual por 2 a 5 dias para permitir a cicatrização;
  • Se houver ardência ou incômodo, usar anti-inflamatório local ou lubrificante íntimo para aliviar;
  •  Evitar banho de praia e piscina por uma semana para reduzir o risco de infecção;
  •  Não utilizar absorventes internos, duchas vaginais ou cremes locais por alguns dias.

6) Quantas sessões necessitam e quanto tempo demora?

O número de sessões do laser vaginal pode variar, mas o mais comum é a realização de 3 a 4 sessões, com intervalo de 4 a 6 semanas entre elas. O tempo de aplicação do laser varia em torno de 25 a 35 minutos por sessão, dependendo da extensão da área a ser tratada.

Os efeitos do laser já começam a ser percebidos logo após a primeira sessão, com melhora gradual a cada nova aplicação. Porém, os resultados só são avaliados de 2 a 3 meses após o término de todas as sessões recomendadas.

7) Preciso tomar anestesia?

O laser vaginal aplicado dentro da vagina é bem tolerado e não precisa de anestesia. Quando o laser é realizado na vulva, na parte externa, a paciente sente como se fossem “agulhadas” e o incômodo é desnecessário.

Na região da vulva, é usado anestésico tópico (em forma de gel anestésico, sem agulha) e deve ser aplicado alguns minutos antes do procedimento sob a orientação médica para reduzir a sensibilidade e evitar o desconforto.

 

Faça com uma especialista!

Apesar de ser um tema delicado, o Laser Vaginal aumenta muito a qualidade e autoestima das mulheres.

Aqui no consultório da Dra. Ana Ximena Zunino,

você pode agendar uma consulta e fazer um exame pré-procedimento para excluir possíveis contraindicações, e assim realizar o rejuvenescimento íntimo.

Conheça nossa clínica e receba toda orientação sobre o tema, além de contar com profissionais altamente especializados.

Se dê o amor que você merece e agende uma consulta para saber mais benefícios do laser vaginal para a sua saúde.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe:

Categorias

Newsletter

Redes Sociais