logo Dra. Ana Ximena Zunino
Pesquisar
Close this search box.

Vulvoscopia - Ipanema/RJ

O que é o exame de Vulvoscopia com Biópsia?

Realizamos exame de Vulvoscopia em Ipanema/RJ e  também no consultório da Freguesia.

Vulvoscopia é o exame da vulva, que consiste em analisar a pele e a mucosa dessa região sob ampliação, magnificação e iluminação de um colposcópio (aparelho desenvolvido para melhor avaliação do colo do útero).

É realizado no próprio consultório e não necessita de anestesia, pois é indolor. Em caso de biópsia,  um anestésico local é utilizado.

Esse exame permite a visualização da região íntima da mulher em uma amplitude até 40 vezes, evidenciando alterações que não podem ser vistas a olho nu.

Clique no botão abaixo e agende sua consulta online.

exame de vulvoscopia

Dúvidas Frequentes

Um exame de vulvoscopia sem biópsia é realizado no próprio consultório e não necessita de anestesia, pois é indolor.
Um exame de vulvoscopia com biópsia é realizado no próprio consultório e necessita da realização de um pequeno botão anestésico. Esta anestesia é necessária para tornar indolor a retirada de um pequeno pedacinho de pele. Assim, a realização desta anestesia local é o grande desconforto do exame de vulvoscopia. Após realização da anestesia da área a ser biópsiada, a paciente não mais tem qualquer sensação de dor.

É geralmente solicitada pelos ginecologistas para avaliação e tratamento de condilomas (verrugas) e outras lesões vulvares causadas pelo HPV.

O aumento da imagem e uso de reagentes, permite o profissional diagnosticar lesões mínimas (não detectadas a olho nu) ou lesões subclínicas (observadas apenas após o uso de ácido acético 5%). 

Outra indicação importante para a vulvoscopia é o prurido vulvar crônico. Aquela coceira que existe há anos e que vem sendo tratada como candidíase sem sucesso. 

Como o exame de vulvoscopia consiste apenas na observação da pele da região vulvar, não há necessidade de qualquer preparo para sua realização.

A vulvoscopia não é um exame doloroso, pois consiste na simples observação da vulva através de uma grande lente de aumento.


Um desconforto pode ser causado quando a anestesia local é aplicada para a realização da biópsia. Na verdade, é a “entrada” do anestésico na pele que pode ser desagradável.

A vulvoscopia pode ser realizada por um ginecologista, um colposcopista ou um dermatologista com conhecimento das possíveis lesões dermatológicas as vulva.

O exame de vulvoscopia, não depende apenas de uma ampliação e iluminação adequadas.

Como qualquer outro exame, depende da formação e estudo do profissional para realizar um diagnóstico correto.

A confirmação desse diagnóstico clínico muitas vezes exige uma pequena biópsia, realizada com anestesia local. 

A diferença é que o exame de vulvoscopia consiste na observação da pele da vulva, enquanto o exame de colposcopia consiste na observação clínica do colo do útero.

Não existe contraindicações para a realização do exame em gestantes. 

O exame se resume apenas na observação da vulva com uma grande lente de aumento, o colposcópio.

Vulvoscopia é um exame rápido de observação da vulva com auxílio de um aparelho que promove melhor iluminação e aumento da região a ser estudada.

A maioria das doenças da pele da vulva são diagnosticadas a olho nu. E no caso de dúvida diagnóstica, a realização de uma biópsia se faz necessário para melhor determinação da doença dermatológica que está acometendo aquela região.

Desta forma, o resultado de um exame de vulvoscopia é dado na hora, ou seja, o parecer da observação clínica que o médico faz e o provável diagnóstico clínico baseado apenas nessa observação da pele é imediato.

O que pode demorar é a análise do material retido durante uma biópsia. Este material deve ser processado em um laboratório de análises clínicas e avaliado por um médico patologista.

Este fará o diagnóstico histopatológico da doença que afeta a região vulvar da paciente.

Logo, o que pode demorar de 15 a 30 dias é resultado da biópsia realizada durante o exame de vulvoscopia.

Conheça o depoimento da paciente Sophia Rohem

"Quero expressar minha experiência com minha ginecologista à mais de uma década. Ana realizou desde do pré-natal até o parto da minha pequena Sophia, desde então estamos juntas, falar dela só me enche de amor e gratidão pela profissional que ela é, competente, verdadeira, pontual, sempre disponível fora do consultório, solícita, etc... nenhuma crítica só elogios, espero que minha filha fique aos cuidados dela também . Confio e recomendo essa minha doutora linda à todos que buscam uma profissional com competência."

5/5