Colposcopia- Ipanema RJ
O Que é a Colposcopia?
Se você está na Zona Sul do Rio de Janeiro, ou precisa fazer Exame de Colposcopia em Ipanema, nós podemos te ajudar.
Isso porque, a Dra. Ana Ximena Zunino é especialista no assunto. São mais de 20 anos de dedicação exclusiva a saúde das mulheres.
Mas você sabe o que é Colposcopia? Se tem dúvidas, calma que eu te explico. Na Colposcopia nós examinamos a vulva (a parte externa da vagina), a vagina e o colo uterino.
Idêntico ao exame ginecológico, no qual utilizamos também um espéculo vaginal, conhecido como “bico-de-pato”, para ver o interior da vagina e o colo uterino.
Na colposcopia, ao invés de examinarmos estes órgãos a olho nu, utilizamos um aparelho chamado colposcópio.
Durante o exame, são pincelados líquidos reagentes, que revelam as alterações destas superfícies possibilitando o diagnóstico preciso de lesões e DST´s.
Clique no botão abaixo e agende o seu exame de Colposcopia.
Dúvidas Frequentes
A colposcopia é realizada no próprio consultório e não necessita de anestesia, pois é indolor.
A biópsia, que é a retirada de um pedacinho muito pequeno do colo, infelizmente pode causar um desconforto e alguma cólica.
Realizamos muitos exames de colposcopia, e a maioria das pacientes refere apenas um pequeno desconforto.
A colposcopia é indicada principalmente para avaliar mulheres com exames de Papanicolau alterados.
Outras indicações da colposcopia incluem:
- Sangramento persistente após as relações sexuais.
- Condilomatose (verrugas) genital prévia ou atual.
- Prurido vulvar crônico.
- Avaliação da vagina de pacientes que removeram o útero devido uma lesão pré-cancerígena ou câncer invasor do colo do útero.
A resposta é sim.
Porém a biópsia só deverá ser feita em último caso, se o colposcopista observar uma lesão muito relevante, que suspeite ser um câncer.
Caso contrário, apenas se observa o colo do útero através do colposcópio.
Evita-se ao máximo realizar biópsias no colo de uma grávida.
Não há necessidade de qualquer preparo específico.
Somente que tragam um absorvente ou protetor de calcinha para colocar após o exame, pois o lugol ou o pequeno sangramento causado pela biópsia podem sujar a roupa íntima da paciente.
O ideal é que a paciente não esteja menstruada no momento do exame, porém pequeno fluxo não inviabiliza a realização do mesmo.
Em alguns casos, um sangramento que não para ou episódios de sangramento durante o ato sexual podem ser, inclusive, uma indicação para o exame.
Lesões avançadas de câncer no colo de útero sangram, não podemos nunca deixar de avaliar o colo de uma paciente que não para de sangrar. Além disso, temos que observar se esse sangramento não vem de uma lesão no próprio colo do útero.
Conheça o depoimento da paciente
Debora Souto Monteiro
"Se pudesse ter 10 Mil Estrelas é a Nota Fundamental para a Doutora. Atenciosa, Humana e te deixa bem a Vontade sem Medo Algum. Eu me sinto bem Tranquila. Se eu fosse vc que está lendo esse Elogio não perca seu tempo emmmm♥️😍🤩."
Debora Souto Monteiro