Planejar a gravidez não é algo que todos os casais façam, apesar de ser algo muito bom e que todos deveriam fazer. Afinal, ao planejar algo tão importante na vida de qualquer pessoa é possível se preparar para os desafios que estão por vir com a chegada de um filho.
Quanto tempo para planejar a gravidez?
Isso vai depender muito da estrutura familiar e de toda a preparação que o casal terá pela frente.
Se forem muitas mudanças que precisam ser feitas, então o tempo para ter um filho pode demorar mais do que o esperado, pois o desejado é que tudo esteja pronto quando o bebê chegar.
Mas, na maioria das vezes, um ano é o tempo que os casais conseguem se planejar e ter o tão sonhado filho.
Vale lembrar que não é bom que esse tempo de planejamento da gravidez seja tão longo, pois pode causar muita ansiedade e até desgaste na relação.
Cuidados a serem tomados durante o planejamento
Ao planejar a gravidez é preciso ter em mente que os cuidados com a saúde, principalmente da mulher, são a prioridade. Afinal, é ela que terá de carregar em seu ventre o bebê que o casal tanto tem sonhado.
Por isso, as idas ao consultório médico e a realização de exames passam a acontecer com mais frequência.
Consultas com ginecologista, clínico e nutricionista são necessárias para evitar qualquer tipo de contratempo quando a mulher estiver grávida.
Os médicos solicitarão uma série de exames a fim de verificar se está tudo bem. Também poderão passar algumas vitaminas para que a mulher tome e fique com o organismo forte para a gestação.
A mulher também deve aproveitar esse tempo de planejamento da gravidez para organizar seu tempo e seu lar.
Outro ponto importante é que sua alimentação deve ser mais saudável e a ingestão de cafeína deve ser extremamente reduzida.
Praticar exercícios físicos também é algo primordial quando se planeja uma gravidez e a mulher deve continuar mesmo após o positivo.
Tudo isso são apenas alguns pontos que a mulher terá de enfrentar para engravidar, mas e o pai? Planejar a gravidez também envolve uma preparação do pai.
Nesse caso, ele terá que se programar e ter atenção a outras questões como o plano de saúde e a gestão financeira da família.
Se quiserem, ambos podem cuidar tanto da saúde quanto dos demais pontos que envolvem a vida a dois. Afinal, quanto mais unido o casal estiver, mais tranquila será a gravidez e poderão curtir ainda mais o momento do nascimento do filho.
Dicas para um bom planejamento da gravidez
Ao planejar a gravidez, basicamente, a mulher deve ter atenção a:
- Alimentação;
- Abandonar os vícios;
- Fazer check up da saúde em geral;
- Reduzir o ritmo de trabalho;
- Praticar exercícios físicos;
- Cuidar das finanças;
- Planejar o futuro quarto do bebê;
- Comprar roupas mais confortáveis.
Já para o pai que deseja participar ativamente deste momento, fica aqui algumas ações que podem ser bem necessárias, como:
- Abandonar os vícios;
- Fazer um check up da saúde;
- Praticar exercícios físicos;
- Melhorar a alimentação;
- Estudar sobre gravidez;
- Cuidar das finanças;
- Realizar o planejamento financeiro familiar;
- Buscar por um plano de saúde que contemple o futuro bebê.
Conclusão
Alguns pontos precisam ser bem pensados e avaliados pelo casal que deseja ter um filho e planejar a gravidez se torna fundamental para o futuro da família, especialmente do bebê.. Entender a importância de fazer um planejamento familiar e ter acesso a algumas dicas essenciais que pode fazer toda a diferença nesse momento tão importante.