“Os exercícios físicos na gravidez podem trazer benefícios para a futura mamãe?”.
Recebemos essa pergunta de uma de nossas leitoras e consideramos essa questão muito interessante.
Sabemos que essa é uma dúvida que muitas mulheres têm nessa fase da vida, pois não sabem ao certo se podem ou não praticar atividades físicas.
Por outro lado, sem dúvidas a prática de exercícios físicos é um hábito saudável que pode trazer muitos benefícios para a mulher durante a gravidez.
Inclusive, mamães, praticar atividade física durante os nove meses de gravidez – além de ser possível – pode ser benéfico também para o seu bebê. Você sabia disso?
Claro que para isso a mulher grávida precisa ter um acompanhamento profissional, além de não apresentar nenhum problema de saúde que possa impedir essa prática.
Ao longo desse artigo iremos esclarecer todas essas questões. Então, mamãe e papai, acomodem-se porque essa conversa interessa para toda a família.
Exercícios físicos na gravidez: saiba como essa prática pode beneficiar a futura mamãe e seu bebê
Uma mulher praticando exercícios físicos na gravidez é uma cena encantadora!
Além de ser muito saudável, a futura mamãe pode garantir não só o seu bem estar, mas também o do seu bebê.
No entanto, esse é um assunto que ainda levanta muitas dúvidas entre as grávidas, principalmente, quanto à segurança de praticar uma atividade que possa influenciar na saúde do feto.
Vale ressaltar, mãezinha, que alguns pontos importantes devem ser observados antes de iniciar a prática de exercícios físicos na gravidez.
Vamos conferir quais são?
Quais os cuidados que se deve ter ao praticar exercícios físicos na gravidez?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que toda mulher grávida pode e deve praticar exercícios físicos, caso não apresente nenhuma restrição clínica ou obstétrica.
Segundo a OMS, o indicado é “fazer pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ao longo da semana”, além de fortalecimento muscular.
Mas, alguns cuidados devem ser tomados antes de você começar a praticar alguma atividade que envolva esforço físico. Veja só!
Consulte o seu obstetra
Conversar com o seu obstetra é um dos primeiros cuidados que você deve tomar, antes de calçar um tênis e começar a se exercitar, certo?
Para isso, esteja com os seus exames pré-natal todos em dia, pois em alguns casos a atividade física para uma mulher grávida não poderá ser liberada.
Mas, caso o seu médico dê o aval, você poderá se exercitar.
Procure orientação de um educador físico
Esse é outro fator importante que você deve observar antes de começar a praticar exercícios físicos na gravidez.
O educador físico deverá orientar um treino de baixa intensidade, sempre acompanhado por ele.
Não esqueça também que a alimentação equilibrada e a ingestão de líquidos são essenciais para o seu bem estar e do bebê.
Quais os benefícios de praticar exercícios físicos na gravidez?
Muitos estudos recentes têm mostrado que a prática regular de exercícios físicos na gravidez, por pelo menos 30 minutos ao dia, pode trazer inúmeros benefícios para a mulher.
Entre os benefícios estão a prevenção de algumas doenças como a diabetes gestacional (DG) e a pré-eclâmpsia.
Além do mais, outras vantagens podem ser destacadas entre as grávidas que adquirem ou mantêm o hábito de se exercitar, como por exemplo:
- Saúde mais estável ao longo de toda a gravidez;
- Gestação mais tranquila;
- Redução das câimbras;
- Melhora na circulação sanguínea;
- Maior controle respiratório;
- Controle no aumento do peso corporal;
- Recuperação pós-parto mais rápida e menos traumática.
Benefícios dos exercícios físicos na gravidez para o desenvolvimento do bebê
A saúde do bebê que se desenvolve no ventre de sua mãe, também será beneficiada com a prática de exercícios físicos na gravidez.
Um recente estudo de 2022 realizado pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que uma substância chamada enzima SOD3, pode trazer muitos benefícios para o bebê.
Isso acontece, porque essa enzima é liberada pela placenta, após a gestante se exercitar, o que impede que o bebê venha a adquirir, por exemplo, doenças que a mãe possa ter, como a diabetes ou a obesidade.
Será que só pela proteção da saúde do seu bebê, já não vale a pena calçar um tênis e começar hoje mesmo a praticar exercícios físicos?
Dê o primeiro passo
Se nós tivermos conseguido tirar suas dúvidas sobre exercícios físicos na gravidez, então este artigo terá cumprido o seu papel.
Como você pode verificar, são muitos os benefícios para você mamãe e o seu bebê em formação.
Dessa forma, seja caminhando, praticando yoga, pilates ou hidroginástica, você estará dando qualidade de você não só para você quanto para este pequeno ser que está sendo gerado.
Por isso, vale a pena dar o primeiro passo!