Ginecologia e Obstetrícia- Ipanema RJ

Mulheres diferentes

Ginecologia

A consulta ginecológica de rotina da mulher adulta com atividade sexual deve incluir orientações quanto à prevenção de doença sexualmente transmissível e sobre métodos contraceptivos – caso seja desejo da mulher não engravidar.

O estímulo a um estilo de vida saudável com alimentação balanceada e atividade física regular, pois na maioria das vezes essas pacientes não consultam outro médico além do ginecologista e este deve saber cumprir sua função de clínico da mulher.

E é por esse motivo que devemos realizar um exame clínico detalhado, verificar pressão arterial, solicitar exame de rastreio para diabetes, colesterol, triglicerídeos, hormônios tireoidianos entre outros.

Nos casos de distúrbios da menstruação, puberdade, tireóide e na menopausa, a reposição hormonal é de grande ajuda para o equilíbrio do corpo. 

Obstetrícia

A partir do momento em que a mulher se vê diante de um teste de gravidez positivo é preciso iniciar seu pré-natal.

O acompanhamento médico é fundamental para identificar doenças na gravidez ou fatores de risco que a mãe e o bebê possam estar expostos e, consequentemente, tomar as medidas necessárias o quanto antes, visando garantir uma gravidez segura e tranquila.

O pré-natal é o momento que a mãe e a família daquela criança que está sendo gerada têm para tirar todas suas dúvidas, sejam elas tão simples como se pode tomar café ou se pode pintar o cabelo ou dúvidas mais complexas como as que dizem respeito a qual tipo de parto escolher.  

Normalmente, o acompanhamento pré-natal é feito por meio de consultas mensais até a 32a semana ou 8o mês de gestação.

Depois desse período, em razão da proximidade do parto, os encontros com a médica deverão acontecer com maior frequência devendo ser quinzenais ou semanais, dependendo de cada caso.

Isso é necessário porque o atendimento deve ocorrer de forma individualizada e de acordo com as necessidades e quadro clínico de cada paciente.

Galeria