Toda mulher quando está grávida deve fazer o acompanhamento médico, tal acompanhamento é conhecido por Pré-Natal e é realizado desde o momento do descobrimento da gravidez até o nascimento do bebê.
Este é um ótimo momento para a mulher tirar todas as dúvidas que forem surgindo durante a gestação, seja com sua saúde e a do bebê ou até sobre o parto.
Realizar a consulta de pré-natal é muito importante, pois ajuda na identificação de algum problema de saúde tanto da mãe quanto do bebê. Caso isso aconteça é possível tomar todas as medidas necessárias para que ambos recebam o melhor atendimento.
Quando iniciar o pré-natal?
As consultas de pré-natal devem ser iniciadas assim que a mulher faz o exame de gravidez e ele dá positivo.
A partir desse momento ela deve procurar o acompanhamento médico com profissional que se sinta segura e confiante.
Essa consulta é realizada uma vez por mês até que a gestação complete 28 semanas. A partir desse momento até a 36ª semana as consultas são realizadas quinzenalmente.
A partir da 37ª semana a consulta de pré-natal é realizada toda semana até o parto.
Como essa consulta é feita?
Logo que a mulher descobre a gravidez e vai fazer sua primeira consulta pré-natal ela realizará alguns testes rápidos a fim de detectar sífilis e HIV.
Assim, caso aconteça de um dos testes dar positivo, o tratamento correto será iniciado para que o bebê não seja afetado.
Em todas as consultas, até mesmo na primeira, a mulher terá a sua pressão sanguínea auferida e o seu peso verificado. Também serão analisados se há algum sinal de que as pernas e os pés apresentam inchaço.
A altura uterina também será medida. Esse tipo de medição é realizado colocando-se uma fita métrica sobre a barriga, na vertical.
É muito simples de ser feito e como a mulher precisa ficar deitada para isso este é o momento ideal para avaliar os batimentos cardíacos do bebê.
As mamas da mulher também são avaliadas e, caso seja mamãe de primeira viagem, o médico ou a enfermeira pode ensinar como preparar a mama para o momento da amamentação.
Além de todos esses cuidados serem realizados durante a consulta de pré-natal, há outro muito importante: verificar se as vacinas da mulher estão em dia.
Existem até algumas vacinas que ela precisa reforçar durante o período gestacional.
Além de fazer todas essas verificações também são feitas algumas perguntas a fim de identificar se há algum incômodo que possa ser solucionado.
Perguntar se sente cólica, fraqueza, queimação, hemorroidas, corrimento vaginal entre outros. Essas são perguntas rotineiras que podem trazer mais conforto para a mulher ao receber algumas dicas ou até medicações próprias para aliviar o que sente.
Exames que são realizados no Pré-Natal
No pré-natal são realizados diversos exames como:
- Ultrassonografia e hemograma completo;
- Glicemia de jejum;
- Tipagem sanguínea;
- Sorologias;
- HIV;
- VDRL;
- Urina;
- Teste de coombs.
Concluindo
A consulta de pré-natal é uma forma de cuidar tanto da mulher quanto da criança que está para nascer.
Por esse motivo, é muito importante realizar todos os exames e sempre contar o médico ou a enfermeira se está sentindo algum incômodo durante a gestação.