Nosso Blog

Fique por dentro!

Vulvoscopia em Ipanema/RJ – Onde fazer o exame?

Vulvoscopia Ipanema RJ

A realização do exame de vulvoscopia é vital para toda mulher, afinal, esse é ele que permite identificar se há alguma anomalia ou não na região íntima feminina. Este é um exame bem simples, mas que pode fazer toda a diferença na saúde da mulher.

Mas, quando devo fazer este exame? E caso eu esteja na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde posso fazer minha Vulvoscopia em Ipanema?

De tão simples que é, não é preciso ter que se deslocar a um hospital para ser sedada e realizá-lo. Basta ir a um consultório que possua o equipamento para realizar a vulvoscopia, como o nosso localizado em Ipanema/RJ, por exemplo. Tudo é bem simples e rápido, demora cerca de 10 minutos para a realização.

Mas é claro que existem alguns cuidados que a mulher precisa tomar antes de realizar esse exame. Que tal conhecer um pouco mais para estar devidamente preparada na hora que for realizá-lo?

 

Entendendo a vulvoscopia

A vulvoscopia é um exame que é realizado na região íntima feminina. Seu intuito é identificar se há alguma anomalia nessa região para poder tratar o quanto antes e assim aumentar as chances de cura.

O médico ginecologista realiza esse exame em seu consultório médico com a utilização de um equipamento que permite a ampliação da imagem entre 10 e 40 vezes, o colposcópio.

Ele possui lentes que permitem o aumento da imagem, o que facilita a observação da região íntima feminina. Assim, caso algo seja identificado o ginecologista pedirá a realização de uma biópsia para ter uma certeza no diagnóstico e a partir daí indicar o melhor tratamento.

 

Como se preparar para esse exame?

A vulvoscopia é bem simples e não requer sedação nem anestesia. Entretanto, a mulher precisa seguir algumas recomendações para antes da realização do exame.

Isso é importante para que não seja detectada uma alteração que não esteja relacionada com algum tipo de doença. Essas recomendações são:

  • Não depilar a região íntima 48 horas antes da realização do exame;
  • Não ter relação sexual pelo menos 48 horas antes da data marcada para o exame;
  • Não fazer uso de medicamentos vaginais, absorvente interno, cremes, introduzir algo na vagina ou realizar ducha vaginal;
  • Realizar o exame antes da menstruação descer.

 

Por que fazer esse exame?

Os órgãos reprodutores femininos encontram-se em sua maior parte no interior do corpo, por isso, de tempos em tempos a mulher deve realizar exames com o intuito de verificar se está tudo certo, como é o caso do exame papanicolau (conhecido por ser preventivo).

Mas existe uma parte desses órgãos que se encontram no exterior do corpo e que também necessitam de cuidados. A vulvoscopia tem por objetivo permitir que a região íntima feminina que é composta pelo clitóris, grandes lábios, pequenos lábios entre outros sejam analisados.

Com a utilização de equipamento que permita uma ampliação da imagem é possível detectar se essa região encontra-se com alguma alteração que não é perceptível a olho nu.

Por exemplo, lesões pequenas, bolhas, manchas e verrugas que somente são visíveis com a imagem ampliada podem ser detectados.

A partir de sua detecção é possível diagnosticar algumas doenças principalmente se a mulher já apresenta algum sintoma.

A vulvoscopia vai auxiliar a diagnosticar doenças como:

  • Câncer vulvar;
  • Dermatite;
  • Psoríase vulvar;
  • Líquen escleroso ou plano;
  • Neoplasia intraepitelial vulvar;
  • Herpes genital;
  • Infecção por HPV.

 

Fazer a vulvoscopia em Ipanema/RJ

O ideal é que a mulher faça a vulvoscopia mesmo que não esteja sentindo dor ou coceira, ardor ao urinar ou enquanto tem relação sexual, sangramento sem ser no período menstrual, corrimento vaginal ou outro sintoma.

Se você busca um profissional experiente para fazer sua vulvoscopia em Ipanema/RJ, faça contato conosco e agende já sua consulta.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe: