Você fez laqueadura, mas gostaria de reverter o procedimento? Então, entenda aqui se é possível fazer cirurgia de reversão de laqueadura!
A reversão de laqueadura é uma cirurgia bem complexa.
Ela visa, principalmente, restaurar a abertura das tubas uterinas, permitindo a liberação dos óvulos, para que possam chegar ao útero, onde serão fertilizados para gerar novos filhos!
Contudo, o sucesso de uma cirurgia para reverter a laqueadura depende de alguns detalhes, que veremos a seguir.
Por isso, no post de hoje, vamos procurar entender mais a fundo a questão da reversão de laqueadura, os métodos que podem ser aplicados, assim como as chances de sucesso da cirurgia. Confira!
O que é a cirurgia de laqueadura?
Como você já deve saber, a cirurgia de laqueadura é uma espécie de esterilização feminina.
Trata-se de um procedimento cirúrgico que tem como objetivo principal, proporcionar uma forma permanente de contracepção nas mulheres, impedindo que elas acabem engravidando.
Durante a cirurgia de laqueadura, os médicos podem utilizar diferentes técnicas para bloquear, cortar ou obstruir as tubas uterinas da mulher.
Essa obstrução é o que vai impedir que a passagem dos óvulos ocorra, tornando a fertilização impossível e, consequentemente, evitando a gravidez.
Então, basicamente, a laqueadura é uma cirurgia que surgiu com a mesma finalidade da vasectomia para os homens, que é a de oferecer um método para evitar a gravidez, mesmo tendo relações sexuais sem proteção, e sem utilizar qualquer outro tipo de contraceptivo, como pílulas ou DIU.
Métodos de laqueadura
Existem diferentes métodos disponíveis atualmente na cirurgia de laqueadura. Contudo, o método ideal para você quem irá definir é o médico especialista no assunto.
Ligadura tubária
Um dos principais métodos de laqueadura é a ligadura tubária, em que as tubas são amarradas em si mesma, como se o médico desse um “nó”. Ou podem ser amarradas com fios, de forma a impedir a passagem dos óvulos.
Oclusão tubária
Outro método comum é o de oclusão tubária, na qual há a inserção de um dispositivo para bloquear as tubas.
Cauterização tubária
Por fim, há ainda a opção de realizar a cauterização tubária, um procedimento um pouco diferente dos outros, onde sela-se as tubas usando calor.
Cirurgia de laqueadura é permanente?
De modo geral, a cirurgia de laqueadura é um método contraceptivo permanente, pois seu objetivo é fornecer uma solução de longo prazo para evitar a gravidez.
Contudo, como vamos explicar a seguir, é possível, sim, realizar procedimentos para tentar reverter a laqueadura.
Mas é importante ressaltar que nem sempre o procedimento terá sucesso. Afinal de contas, como comentamos, esse tipo de cirurgia surgiu para ser irreversível.
Como fazer a reversão de laqueadura?
A reversão de laqueadura é um procedimento que tenta restabelecer a permeabilidade das tubas uterinas, permitindo a liberação dos óvulos, para que haja a possibilidade de fertilização novamente.
Na grande maioria dos casos, a cirurgia de reversão de laqueadura é feita por um ginecologista especializado em cirurgia tubária.
E o método mais comum utilizado é a reversão de laqueadura por videolaparoscopia.
Durante o procedimento, o médico fará uma incisão no abdômen para acessar as tubas uterinas, e avaliar a viabilidade de sua reconstrução.
Em seguida, o médico irá remover as obstruções e unir as extremidades das tubas uterinas novamente, de forma a restaurar a passagem dos óvulos.
Mas vale ressaltar que o sucesso da reversão de laqueadura depende de vários fatores, incluindo o método inicial de laqueadura, a extensão da obstrução e a condição atual das tubas uterinas.
Além disso, o tempo desde que a mulher realizou a laqueadura também pode afetar as chances de sucesso da reversão.
Desse modo, quanto mais tempo passar, maiores podem ser as complicações.
De qualquer forma, é muito importante que você discuta as opções de reversão de laqueadura com um ginecologista especializado.
Assim, ele poderá avaliar o seu caso de maneira individual, e dará informações detalhadas sobre os riscos, benefícios e taxas de sucesso da cirurgia.
Tem como fazer reversão de laqueadura gratuita pelo SUS?
Se você não tem plano de saúde, e não consegue pagar por uma cirurgia de reversão de laqueadura de forma particular, não se preocupe! Pois aqui vai uma boa notícia: é possível, sim, fazer esse procedimento gratuitamente pelo SUS.
Contudo, por conta da demanda e dos recursos limitados, é comum que haja uma lista de espera para esse tipo de procedimento.
O tempo de espera pode variar dependendo do local, bem como de outros critérios estabelecidos pela unidade de saúde.
Para obter mais informações sobre a reversão de laqueadura gratuita pelo SUS, você pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde da sua cidade, ou procurar uma Unidade Básica de Saúde próxima de você.
Quanto custa uma reversão de laqueadura?
Uma das principais dúvidas das mulheres sobre o assunto é: qual o valor da reversão de laqueadura? Afinal, não estamos falando de um procedimento tão simples, certo?
Bom! De modo geral, o custo da reversão de laqueadura pode variar significativamente e depende de vários fatores.
É o caso, por exemplo, da região onde você mora, do hospital ou clínica escolhida, a experiência do cirurgião e outros serviços e exames adicionais necessários.
Quais clínicas e hospitais fazem reversão de laqueadura?
Todos os hospitais e clínicas realizam a reversão de laqueadura? Não necessariamente.
Contudo, existem muitas opções de locais que realizam o procedimento em todas as regiões do Brasil.
De modo geral, é comum que hospitais, maternidades, clínicas particulares e centros de reprodução assistida realizem o procedimento.
Mas, para saber qual clínica faz reversão de laqueadura, é necessário pesquisar na sua cidade.
Você pode obter essa informação ligando nos locais ou, então, visitando o site oficial da clínica e conferindo quais cirurgias são oferecidas.
No caso dos hospitais, você pode fazer a mesma coisa. Para saber qual hospital faz reversão de laqueadura, entre em contato com os que estão na rua região ou tente achar no site alguma informação sobre procedimentos cirúrgicos.